7 de novembro de 2019

RESENHA GAROTA EXEMPLAR - GILLIAN FLYNN

O Casamento Mata.


"Tem uma grande diferença entre realmente amar alguém e amar a ilusão dela."
                 Amy Elliot

Oi, Pockets! Tudo bem?

Segurem-se nas cadeiras que lá vem história. Hoje é dia de falarmos da nossa leitura coletiva do mês de Outubro. É com muito prazer que lanço a resenha do aclamado thriller Garota Exemplar (2012, Gillian Flynn).

Esta é a segunda vez que um livro desta autora e selecionado para nossa Leitura Coletiva. E já dá para começar a perceber alguns aspectos da escrita e construção de personagens da autora. Primeiro vamos a sinopse e depois as nossas impressões.

Titulo: Garota Exemplar
Autor(a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 448
Ano: 2013
Classificação: 3,5

"Isso me leva a pensar que todos estão muito errados, que o amor deveria ter muitas condições. O amor deveria exigir que os dois parceiros dessem o melhor de si o tempo todo. Amor incondicional é um amor indisciplinado, e, como todos vimos, amor indisciplinado é desastroso."

Sinopse:
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? (Skoob)


Resenha:
Nick e Amy se conheceram em Nova York em uma festa de amigos que atuavam na mesma área que ele, jornalismo. Amy e formada em psicologia, assim como os pais, filha única, e uma garota que vive como o personagem perfeito criado pelos pais, que ganharam muito dinheiro com uma série de livros Amy exemplar o que deixou a família rica.
Nick é o estereótipo do garoto bonito e rico, porém veio de uma família pobre e disfuncional. Um pai extremamente agressivo, desde cedo por causa da agressividade do pai, busca sempre a aceitação dos outros e engole os sentimentos de raiva e frustração. 
Ele o gêmeo de Go, uma mulher que ficou com marcas profundas do relacionamento abusivo dos pais.
Quando a carreira de Nick declina e ele é despedido de seu trabalho como jornalista revolve voltar para sua cidade natal já que a a mãe estava muito doente e o pai com Alzheimer.
No dia em que deveria comemorar seu aniversário de 5 anos de casados Nick volta para casa e descobre que sua esposa desapareceu. E neste ponto começamos a ver, através de recordações, como foi o relacionamento dos dois. A autora consegue nos mostrar características dos personagens que torna impossível gostar deles. Amy é tão dissimulada que consegue enredar em sua trama até mesmo o leitor, Nick por sua vez é um homem fraco que não esta habituado a ser responsabilizado por aquilo que acontece em sua vida.

"Há uma responsabilidade injusta que vem do fato de ser filha única - você cresce sabendo que não tem o direito de desapontar, não tenho nenhum direito de morrer. Não há um substituto por perto; é você. Isso a torna desesperada para ser Impecável, e também a deixa embriagada de poder."




CONTINUE A LEITURA NO CULTURA POCKET


Beijos
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante nesse blog, no entanto, não poderei respondê-las pela falta de tempo. Prestigia quem sustenta esse blog: nossos anunciantes! Quer conversar comigo? Me procura nas minhas redes sociais e, claro, volte sempre!